domingo, 12 de fevereiro de 2012

Onde estão suas cordas?

Uma coisa que deve irritar a maioria das pessoas e que comigo não é diferente é ser subestimado, em especial no que tange à minha inteligência. Essa é uma frase corriqueira típica dos mimimis que escutamos nos espaços reais e virtuais. E eu gosto de uma dose de vulgaridade.

Aí você se depara com uma situação em que a pessoa mente, omite da forma mais absurda acerca de temas igualmente vulgares, banais. Pode ser que ela arrume uma boa justificativa para satisfazer os seus atos.

A questão é que para mim o que menos importa muitas vezes é o conteúdo que está escondido. No final aquilo só tem relevância de fato para a própria pessoa, mas por algum motivo ela dispara a sua mentira com os argumentos mais tolos e essa suposta inocência é o que realmente irrita.

Usando o Pinóquio como metáfora, a gente percebe que as próprias mentiras que ela criar para si corre o risco de servirem como cordas e no fim e a outra pessoa que, ao perceber isso e resolver ser cruel o suficiente, fazer como o Gepetto e começar a manipular a pessoa, como marionete. Só que como não é boneco a pessoa pode se enforcar em uma coisa aparentemente tão besta.

Usando a frase de uma personagem vulgarizada, o Dr House, "todo mundo mente". Só que se me conheces minimamente, saiba escolher uma boa e bem contada mentira.

Nenhum comentário: