domingo, 12 de janeiro de 2020

Sobre o auto cuidado: introdução

Começo de ano é época de resoluções. Algumas delas envolvem autocuidado, tais como
fazer uma dieta ou planejar uma viagem. Eu, por mais que tente me desvencilhar disso
como obrigação, não deixo de ter o meu pensamento afetado por uma necessidade de
refletir sobre isso.

Na transição de 2018 para 2019, a Gabi publicou este video com algumas dicas de
auto cuidado. Algumas eu achei interessantes, mas a reflexão a partir dessas ideias me
fez pensar em outra coisa: será que eu já não pratico esse auto cuidado?

As partes que envolvem a auto estima estão conectadas. Uma delas é o autoconhecimento.
Penso que se permitir a conhecer nosas próprias preferências, nos permite a ter uma relação
mais franca e facilita o cuidado de si. Em outras palavras, mais que pegar receita pronta dos
outros dizendo “vai fazer crossfit e ingira mais fibras”, o mais importante é pensar em coisas
boas a partir do seu próprio repertório e aí sim, colocar em prática.

Quando estou muito estressado, eu me lembro de algumas práticas que eu mesmo criei,
mas que por muitas vezes deixo de lado. Vou publicar aqui uma série de textos sobre essas
práticas, mais como uma forma de auto reflexão e menos como uma cagação de regra do
tipo “faça isso ou aquilo”.
Se alguém ler esses textos eu gostaria que eles fossem apenas um caminho para a prática
desse auto conhecimento e a partir dele descobrir a melhor forma como você lida consigo
mesmo.

E, obviamente, servindo de lição para mim, buscar, também, uma psicoterapia, um dos
meus objetivos por conta das minhas crises de ansiedade.

Nenhum comentário: