domingo, 4 de novembro de 2007

Didi, auto-ajuda: balde e holofote

O filósofo austríaco Karl Popper comentava que, em ciência existia a teoria do balde e do holofote. por balde, tome-se como modelo o fato de julgar capaz de caber todo o conhecimento dentro de "um balde", como se em um único recipiente coubesse toda a verdade possível. Criticando esse modelo ele comentava sobre o fato da mente humana ser um holofote que ilumina de dentro para fora, ou seja, o conhecimento se ilumina em uma parte, onde a luz do holofote está direcionada, mas além daquilo há uma escuridão imensa sobre a qual desconhecemos.

E por que estou mencionando isso? Sei lá, mas deixe-me fazer a auto-ajuda.

De vez em quando na sua vida você foca, como o holofote, em um único ponto e esquecendo-se da escuridão que ilumina todo o resto. Um exemplo porco e simples: você está na "buatchi" e cisma com um carinha que nem te dá bola, mas, obsessivamente se foca nele, achando que ele é a única verdade para a sua felicidade noturna (balde) esquecendo-se do resto, que no ponto em que você não foca (holofote) pode ter alguém mais interessante e interessado em você.

Pensei nessas coisas hoje e elas me fizeram todo um sentido...melhor que "O Segredo", embora Popper não merecesse essa sacanagem tosca que faço com ele aqui nesse texto.

E para finalizar, mudando completamente de assunto, mas ainda no tema "buatchi", segue uma cena de "Sábado Alucinante" (1979), filme que comentei em um post passado e que acho que merece uma boa olhada.



Sáaaaaaaaaabado!

Ps: Quem observar bem sacou a pinta que a ursa DJ dá nesta cena.

2 comentários:

Querendo Mudar disse...

Menina, o que vc andou tomando ontem? Arruma pra mim rsrsrs

Marko disse...

Afff... Olha, adoro Disco, mas essa cena e pessima, alem de hiper engracada. Essa boite e mais fake que meus cabelos loiros. Enfim, vale pelo kitsch da coisa toda.