domingo, 25 de março de 2007

Politicamente correto?

Uma coisa que gera muita polêmica é o chamado "politicamente correto". Uma espécie de censura ou troca de termos para as coisas ficarem "menos ofensivas". Só que muitas vezes, como dizia minha falecida avó, a emenda sai pior do que o soneto.

Este movimento veio graças a manifestação de diversos grupos marginalizados da sociedade pela forma como são tratados. A democracia ensina e obriga a conviver com as diferenças de pessoas. Afinal todos merecem ser tratados com igualdade pois todos nós somos diferentes uns dos outros. Ainda que muitas vezes, no mundo atual, vemos grupos de pessoas que parecem exatamente iguais, como que saídas de uma fábrica... mas este é outro papo.

O "politicamente correto" apresenta como sua sombra direta o "politicamente incorreto". Esta dita sombra pode apresentar-se como uma contestação necessária, especialmente no humor, a uma série de podas que o primeiro tem colocado nas idéias.

O outro lado do "politicamente incorreto" é que coisas antigas, realmente discriminatórias e ofensivas podem ser vistas como igualmente contestadoras quando na realidade não são. Já vi piadas racistas, homofóbicas e machistas sem a menor graça, mas que ganha uma pecha de "inteligente" ou de "humor negro" por conta da chatice que o "politicamente correto" pode se tornar. Neste ponto vale a frase de Arnaldo Jabor - que fala muitas besteiras, é verdade - na qual ele diz que antigamente a vanguarda chocava a classe média. Hoje a classe média choca a vanguarda. E quando o "mediano" ou "medíocre" sai do mundo do consumo e ganha o mundo das idéias - que também estão para serem consumidas - é sinal de que alguma coisa errada está acontecendo.

Existe a categoria "humor negro". Não gosto de dividir o humor entre "humor negro" e "humor não negro". O que existe é humor inteligente e humor mal feito, seja com que tema for. Não é o fato de simplesmente colocar em uma piada uma personagem que sofre de câncer, por exemplo, que vai torná-la engraçada. Tampouco a ausência dela. O que é terrível é o uso da ironia para mascarar a burrice, a mediocridade e a grosseria gratuita. E isso tem acontecido aos montes. Graças ao politicamente correto, que na luz, sempre projeta sua sombra.

Um comentário:

Querendo Mudar disse...

Eu odeio gente politicamente correta. Eles são os piores, mas agem como se compreendessem todas as mazelas da humanidade...sem rir.