domingo, 12 de setembro de 2010

Nature x Nurture

Hoje eu já tinha um rascunho preparado para postar o texto aqui. Ironicamente, entre tantas outras coisas fala sobre uma certa necessidade de comentar coisas de forma mais livre, já que recebi dois gongos a respeito desse meu apego a tanta teoria e necessidade de falar as coisas de forma mais aberta. De certa maneira tento, mas é difícil.

Mas do que eu falava mesmo? Tá, esta semana ouvia na rádio CBN o Flávio Gikovate falando sobre o seu livro mais recente: sexo. Ele fara uma participação em Passione como terapeuta do Gerson (Marcelo Antony).

Ele falava que não gosta dos psicólogos evolucionistas pelo fato deles quererem reduzir todo o comportamento humano aos genes. Todo mundo que estuda qualquer área das Ciências Humanas sabe que a controvérsia natureza x cultura é um tema constante para responder uma pergunta que antecede a tudo isso e é marco na nossa existência: quem somos?

Nos temas sexualidade e violência Gikovate aposta, no entando na diferença genética entre os sexos. Isso me leva a pensar em várias coisas e , a despeito de qualquer teoria culturalista, me vem as questões: Será que Ana Carolina Jatobá, Fera da Penha e Suzanne von Richtofen tem tantos hormônios quanto Bruno, Alexandre Nardoni e Pimenta Neves? A minha mãe dizendo que como homem devo revidar um tapa que me derem conta alguma coisa? Se uma menina agride ela tem defeito genético? E se um homem não gosta de briga está contra seus instintos naturais e dando um passo para trás na evolução? Onde está tudo isso.

Ai chego a conclusão de que outras perguntas servem como boas respostas. Uma auto-reflexão também, já que sou um bundão não dado a brigas mas com uma quantidade de raiva internalizada caótica e sem explicação que não tá no gibi. Assumo que tenho medos, mas odeio admitir meus erros. O que há de masculino nisso? O que há de feminino? Ou será que tudo isso não é uma convenção para estabelecermos o que cada um dos gêneros pode fazer e que seja bem aceito pela norma social?

Bem, a controvérsia continuará. De qualquer forma agradeço a meus dois "algozes" pela toque e me forçar a dizer as coisas de uma maneira mais pessoal. Eles leem esse blog e saberão que me refiro a eles.

Nenhum comentário: