domingo, 12 de setembro de 2010

Outra mania

Acho que não é mania exclusiva minha, mas tenho dialeto próprio com meus amigos. Tive a sorte de que muitos deles são criativos, especialmente na hora de inventar nomes que funcionam como códigos para nomear certas pessoas. Outros vão mais além e juntos criamos códigos para situações muito específicas.

Já aconteceu de em uma festa de 15 anos eu e uma amiga, entediados, inventarmos nomes para 90% da festa e botar reparo no que eles faziam. A festa ficou mais interessante e divertida. O mesmo já aconteceu outra vez quando fomos para boate com um amigo meu depois de percebemos que a noite tinha falhado de vez.

Não é só em momentos de derrota que esse léxico surge. Com certos amigos já está consagrado e já soa de maneira muito natural. O legal nisso tudo é que aparece uma certa cumplicidade de uma relação amorosa, já que a amizade é uma forma de amor.

Bem, aqui neste blog já apareceram textos herméticos piores que os escritos de Lacan ou uma palestra do Deleuze. Já aconteceu de eu ser indagado com o famoso "é comigo?". Claro que por vezes parece óbvio para quem lê que a pessoa já chega e se dá conta.

Tem uma coisa legal nisso que é um exercício de criação. Não me acho o Guimarães Rosa, mas que inventar de vez em quando é bom. E deixo para o encontro real, ainda que ando em tempos de desparecido político - eis ai outro código - para as futuras explicações.

Nenhum comentário: