segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sobre dois livros

Estava eu vendo as notícias da manhã e naquele afã de ver hiperlinks, me aparece um para a livraria da Folha para o livro "A Experiência Homossexual da terapeuta mexicana Marina Castañeda. O trecho inicial de Sérgio Ripardo sobre o livro afirma o seguinte:

"Parece fácil jogar nas costas de um profissional a responsabilidade de fortalecer seu ego e recuperar sua autoestima. Nem todos conseguem pagar uma terapia. Em São Paulo, uma sessão com um especialista em atender gays e lésbicas pode sair por valores entre R$ 150 e R$ 250. Nem sempre se encontra a empatia esperada. Às vezes, falta especialização do profissional em questões típicas da homossexualidade, e as sessões não avançam, e você só perde o seu tempo e dinheiro. Já procurar um terapeuta gay pode ser uma grande roubada em alguns casos, não só pelo risco de você se apaixonar por ele, mas também por ele tentar aplicar certos modelos viciados de análise, já que só está acostumado a esse tipo de atendimento."

Bem, se for seguida essa lógica, os pacientes heterossexuais com terapeutas heterossexuais podem também estar em uma roubada pela possibilidade de ser apaixonar - Freud chama isso de transferência - ou ele pode aplicar modelos viciados de análise.

De qualquer forma, lendo o trecho do livro sobre o luto da heterossexualidade parece ser bem interessante e há um capítulo sobre a homofobia internalizada. Vale a pena a conferida no site.

Outro livro que me chamou a atenção foi "As Lésbicas- Mitos e Verdades" da filósofa e jornalista francesa Stéphanie Arc, em especial pela articulação entre a homossexualidade feminina e a associação entre mitos e esteriótipos de gênero.

Nenhum comentário: