sábado, 24 de julho de 2010

Tragédia

Certa vez um professor comentava que a tragédia que há em Édipo Rei não foi o fato do personagem-título ter matado o pai e casar com a própria mãe. A tragédia está pelo fato dele ter consultado o oráculo e ficar sabendo de tudo isso que, até então, lhe era desconhecido.

O acidente que matou Rafael Mascarenhas teve um detalhe desse tipo. Pelo que saiu no jornal ontem, ao pagar a propina para policiais no dia seguinte ao atropelamento, o pai do motorista do carro ficou sabendo pelo celular que a vítima era filho da atriz Cissa Guimarães e a partir deste momento ele entrou em desespero.

Pois é, antes ele sabia que alguém fora atropelado. Mas esses alguém era, em tese, um "desconhecido" o que lhe proporcionava uma ignorância parecida com a de Édipo ao matar Laio e se casar com Jocasta. Por destino, acaso, castigo divino ou seja lá o que for o atropelado era filho de alguém famoso o que joga o caso em praça pública, ou seja, na imprensa e ai há o risco de ter a imagem arranhada.

Acredito que um dos componentes dos pais em proteger os filhos dessa forma está no fato deles, pais, não quererem arranhar a sua própria imagem e passar o atestado de "olha o senhor criou um monstro" ou algo do tipo. Por isso há de se defender a "honra"da família e de si mesmo, já que a família funciona como instituição reflexo, ainda que use os métodos mais desonestos possíveis.

Não quero aqui diminuir a dor da atriz, afinal, não importa quem seja, a dor de uma mãe ao perder o filho, quando ela o ama, é sempre forte. Mas e se fosse com alguém não famoso? Teríamos a repetição do caso do índio Galdino queimado e Brasília ou tantos outros.

Nenhum comentário: