segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Valeu 2012

Pelos passeios malucos com o Osmar. Pela máscara de pirata. Pela cor linda da praia. Pelos quiproquós na Região dos Lagos. Pela Montila. Por me ter feito ganhar mais. Pelos meus mergulhos emocionais. Pelas trepadas. Pelos mergulhos emocionais. que eu tive. Pelas noites malucas. Pelas cantadas em pessoas erradas. Pelas cantadas certas. Pelos livros que li. Pelos meus questionamentos espirituais. Pelas minhas revoltas. Pela minha filosofia que sempre muda. Pelos meus amigos que amo. Pelos clichês. Pela inovação. Por tudo...


Que venha 2013!


sábado, 29 de dezembro de 2012

Reveillon da maioridade 11/12

Bem, escrever esse reveillon aqui seria de certa forma chover no molhado, já que ele foi liquididificado aqui neste post.

Mas de qualquer forma é bom lembrar da chuva, do Osmar, do Jefre, de mim montilado (tal como estou no momento desse post) falando bobagens, jogando videogame, subindo e descendo pra rua e, claro, evitando o David Guetta.

Beijos Guetta, mas coxinha só na Fornalha.

Reveillon da maioridade 10/11

Em meio a uma época tão atribulada, passo meu primeiro reveillon com meu melhor amigo. Na tranquilidade e paz do posto 5, no mesmo ponto onde passei o de 98/99 agora com um clima diferente.

Estranhamos a voz da Débora Bloch an propaganda da Paradiso, tentamos algumas fotos e, na festa de casa tinha piadas chatas do famoso primo inconveniente que sempre tem nas família...

E no fim fui me encontrar com o Marcelo e alguns amigos dele...foi mais uma caminhada em direção a muvuca clássica do Copa Palace em si do que ir a um show de fato.

Era só um preview de que no ano que vem, regenerado, viria algo melhor. O mantra de Osmar valeu!


Reveillon da maioridade 09/10

É mais um reveillon com a participação da Fabi, mas em outro contexto.

Eu a tinha chamado para vir pra cá e ficar tranquila. E foi isso que encontramos aqui.

Foi o meu primeiro em Araruama e , finalmente, fiz uma foto com fogos de artifício hahahaha E aqui devidamente registrado!!!!!

E 2010 foi um ano muito intenso, para todos nós!


Reveillon da maioridade 08/09

Em meio a tantas mudanças que 2008 trouxe para mim, eu passo o reveilllon em Copacabana com alguém que veio de um lugar a 2000 km distante de mim.

Foi tudo muito bonito, teve algo sublime e ao mesmo tempo sem paixões loucas e avassaladoras. E volto para o mesmo Leme das mulheres de areia e do calçado descolando no meio do caminho.

Foi uma experiência muto gostosa, apesar da pessoa ter feito coisas que não merece a lembrança... de qualquer forma é isso que nós guardamos no frigir dos ovos.


Reveillon da Maioridade 07/08

Desde 1982 não passava um reveillon fora do Rio...foi esse o caso

Passei na companhia de dois amigos marabichosos em Curitiba, em uma fase de transformação e regeneração absurda. Estava prestes a me mudar do Rio e vir para Araruama e na busca de casas. Tinha acabado com a 2ª gestão naqueles dias mesmo... e no fim das contas foi tudo ótimo, com muita risada, falando bobagens e diversão...

Ali onde os dias pareceram mais longos, onde se poderia ter as 4 estações do ano no mesmo dia...onde tinha tequila, onde tinha Basilio fazendo palhaçada e Matias com seu humor ferino... tudo muito bom!!!

E naquela mesma época conheci alguém que me virou do avesso em vários sentidos...outras histórias.


Reveillons da Maioridade 06/07

Esse reveillon tem duas particularidades: serve como uma foto para dizer o que aconteceu com as pessoas que ali estavam e ao mesmo tempo foi a versão 02/03 para a 2ªgestão, que criou confusão por não querer passar o reveillon com meus amigos.

Sei que levei pavê e refrigerante para a casa do Gui e do Wally e que foi uma festinha que fizemos muito legal, até porque tínhamos o França vindo do Ceará e o San vindo de São Paulo em sua primeira visita ao Rio.

No fim todos nós nos divertimos muito e, além disso, é legal ver que as vidas de cada um ali foram bastante mudadas.  E foi meu último reveillon no Rio morando no Rio.


Reveillons da maioridade 05/06

Esse reveillon é de uma simplicidade absurda. E guardo com carinho...

Passamos eu, 2ªgestão e Fátima, tranquilos, na Praia do Flamengo. Tudo muito sossegado.

E no fim me lembro que Ivete Sangalo estava dando um show na Marina da Glória. Dava para ouvir suas músicas. Dali concluí de que, mesmo não curtindo-a como cantora, sou obrigado a reconhecẽ-la como uma grande performer.

E foi só....tranquilo!


Reveillons da maioridade 04/05

Foi o primeiro já com novo namoro. Eu quase não me lembrava dele até que me veio o estalo: casa da Suiá, 2ª gestão dormindo no sofá, André falando de Disney, Fátima em algum ponto fazendo a maldita e,na saída acho que pela primeira vez vi alguém cheirando assim de frente sem pudores na minha frente.

Isso foi na rua...

E depois um abençoado 154 me livrou da fila absurda do metrô,  com "esquema especial" de reveiilon na recém inagurada estação Siqueira Campos.


Reveillons da maioridade 03/04

Era para ser um reveillon detestável. Muito!!!!

Em tese eu seguiria de Copa para Barra da Tijuca para encontrar o Osmar... só que

Márcia dava seus últimos suspiros. E cismou em querer passar o reveillon comigo. Até ai, tudo bem.

Só que a infeliz prendeu meu tempo, acabou fazendo um esquema chato e no fim, ajudado pelo trânsito e ônibus cheios, foi impossível chegar, naquele dia, na casa do Osmar

Restou-me voltar para casa e me encontrar com Osmar, Marcelo, Marcus, Baixinha, Fred e mais um pessoal naquela festa realmente maluca, mas que levantou muito o meu astral.

E no dia 2 tive conversa com aquela que ainda seria a "Segunda Gestão" na minha vida de relacionamentos amorosos.

No dia 3 ou 4 mandei Márcia pro espaço sideral com seus marcianos, porque sou homem da Terra e do Fogo.

Tudo mudou...




Reveillons da Maioridade 02/03

Sabe aquele reveillon que anuncia o começo dom fim? Foi esse!

Me lembro de pela primeira vez na vida ter ido ver a queima de fogos, agora em balsas, no Aterro do Flamengo com meu pai.

Foi uma energia muito boa que rolou ali e, alguns dias depois iria para São Paulo. Essa ida deu a origem a esse texto do meu "alfabeto". Os 3 aconteceram em 2003 essa é a ironia disso tudo.

E no fim foi tudo intenso e positivo, mas foi um ano que no fim foi deprimido. Era esse clima que eu queria exorcisar no próximo texto...


Reveillons da maioridade 01/02

O mais marciano de todos. Estranho. Em Itaipu vendo os fogos ali e lá distante os de Copacabana.

Lembro-me de música progressiva, de desenhos e de uma piscina de azulejos improvisada. E da notícia da morte da Cássia Eller.

Muito, muito estranho aquilo tudo, observando hoje. Talvez por isso eu não queira comentar tanto.


Reveillons da maioridade 00/01

Desta vez foi em Guaratiba. Muito bom e digno dos versos que diz "festa estranha com gente esquisita". É quando as pessoas mais coxinhas querem fazer a maluca... e isso foi em Guaratiba.

Primeiro reveillon com Fabi após alguns anos. Muito bom com direito a uma chuva torrencial como pedia, de fato, a virada do século. E autonomia crescendo...


Reveillons da maioridade 99/00

O falso reveillon da virada de século.

Fase horrível da vida. A família louca com o filho viado e eu no começo de namoro com a falecida Márcia. E fazendo análise com uma analista escrota e encarando um verão brabo no sobe e desce em Duque de Caxias.

O primeiro ano saturnino desde 92 foi assim, cheio de duras lições. No fim saí firme.

E passei no terraço do prédio filmando os fogos na Praia do Flamengo, onde a Leila puxava o saco do Tapajós, já morto.


Reveillons da maioridade 98/99

Aquela era uma fase de intensa atribulação emocial. Crise dos 20, não seri, Mas era quando, de fato, estava tomando conta de forma mais intensa, na maioridade pela primeira vez, dos meus desejos e ainda não tinha me dado conta disso.

Tinha combinado encontrar amigos em Copa. E a solução, com a Avenida beira-Mar engarrafada era ir até o Largo do Machado. Daí tomei um taxi e acabou indo um casal de senhores indo comigo até Copa.

Desci no local combinado 20 minutos antes dos fogos. Fui até a areia e foi o reveillon que mais me deslumbrei com os fogos. Surgiu daí um poema.

Depois encontrei uns amigos...a pergunta que me fica na cabeça é: será que eu já tinha celular?

E na volta um rosário de reclamações da minha irmã de reclamações da minha mãe no modo passivo agressivo ressentido porque simplesmente fui me divertir e não ficar com ele..

É um reveillon para pensar: pequenas ações Odilon, sua vida!


Reveillons da maioridade 97/98

Esse reveillon, o que a minha memória tem a dizer é isso


Reveillons da Maioridade 96/97

Na tensão dos resultados do vestibular foi um encontro com amigos que moravam em Botafogo em frente ao Rio Sul e dali, seguimos para o Leme.

De cara uma polêmica: a irmã de uma amiga estava revoltada. Motivo, ele não virou a cara quando viu a Carla Perez na televisão. Sim, era fim de 1996.

E me lembro da Claudinha zoando muito. O momento mais "marcante" foi ela cismar com uma trava com um belo vestido de renda e ela gritava loka "Mulheres de Areia! Mulheres de Areia!"

Dali descobri que era mais fácil atravesssar o túnel...e os resultados de 97 foram positivos.


Reveillons da maioridade - 95/96

Ainda tinha 17 anos, mas me lembro de ter tomado um bom champanhe na casa da Suiá. Era lá nós e alguns membros da cozinha, na virada do segundo para o terceiro ano.

Aquele ano tinha sido intenso e tinham duas inéditas provas finais na minha vida.

Foi tudo lindo e maravilhoso. E lá pelas tantas alguém teve a ideia de querer ver o nascer do sol no Aropador. E lá fomos do Bairro Peixoto até lá, andando, andando, andando para no fim...

... não ter nascer do sol. As nuvens cobriam tudo. Mas 96 foi um ano prestigioso, rápido e intenso.

E no dia seguinte ainda teve o Colheita me ligando falando de alistamento militar. Eu rezo por ele até hoje! ;)


E vamo que vamo

Layout mudado nesse liquidificador e uma ideia: bater o recorde de postagens em 2012. Qual o objetivo disso? Nenhum! Traço de neurose obsessiva? Sempre

Mas os textos já existem, clamando para serem feitos



Então, como canta Vander Pires: a hoooooooooora é essa!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um aviso

Alô alô,



Se por um acaso você ver o viadeiro carioca em polvorosa no facebook por conta da inauguração da Livraria Cultura na Cinelândia não estranhe. Cabem aqui algumas explicações:

1. O Rio de Janeiro, apesar de ser a segunda metrópole do paíse terceira da América do Sul até o presente momento não tinha nenhuma livraria. Uma injustiça, uma vez que Araruama, com população 60 vezes menor já possuiu uma;

2. As bees farão peregrinação para lá assim como os mulçumanos vão para Meca. Em breve farei a minha também;

3. A nova livraria ficará onde antes havia um cinemão. Por conta de alguns espíritos lá presentes eles acabam atraindo o esse público para o local. Já chamaram Silas Malafaia e Macedo para fazer o exorcismo, mas como o cachê era baixo, isso não foi possível. O efeito Poltergeist permanece;

4. A família Herz conseguiu um fato raro: fazer com que alguns cariocas idolatrem uma criação paulistana. O próximo plano é a substituição da Baía de Guanabara pelo Rio Tietê, o Flamengo pelo Corinthians e o Maracanã pelo Itaquerão. Além disso, todas as pegações do Aterro serão transferidas para o Autorama do Ibirapuera.

Fala sério: cale a boca e coloque-se no seu lugar


Ai eu agora há pouco vejo esse vídeo no face e os seguintes comentários de um militante petista:


"Depois de receber o Bolsa Família, o financiamento do Minha Casa Minha Vida, e colocar os filhos na faculdade pelo Prouni, e finalmente sair do desemprego com as obras civis bombando pelo Brasil, o Severino resolveu fazer essa musiqueta brega após assistir o Jornal Nacional (...) Como Tim Maia já dizia: "No Brasil puta beija na boca e pobre vota na direita (...) Sim, devia: antes de Lula ele era desempregado, não tinha casa e os filhos nem sonhavam em estudar."

É aquela coisa. Muitas vezes nesse país, você pode ser de direita ou de esquerda, mas você pode estar na mesma Casa Grande. Os de direita diz: vai trabalhar pra mim vagabundo e para de pedir esmola ao governo. Alguns na esquerda avisam: negão pobre, fica na tua e não fale mal do governo, senão eu te tacho de alienado, pois você sabe que sou superior a você e só eu sei determinar politicamente o que é melhor ou pior para você.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Não moro em uma maçã


Acabo de ler essa matéria que o meu querido Osmar postou no facebook. De cara minha cabeça começou a dar voltas e pensar na vida de pessoas que, mesmo afirmando o contrário em certos momentos de aparente lucidez, se mostram completamente encantadas por um determinado produto. E tudo isso para se sentir bem nos seus grupos de convívio, mesmo que o produto não caiba em seu orçamento ou ainda, não raro, que seu nome não esteja sujo no SPC ou Serasa.

Depois pensei: se alguém quer viver assim, o que eu tenho a ver com isso? Se ela diz pra mim que é de um jeito e depois age de outro, de acordo com os seus interesses, o que eu, Odilon, tenho a ver com isso? Do que adianta eu servir de "conselheiro" ou algo do tipo? É o que eu penso e acho o que conta, ou o que a pessoa faz?

Influências? Não! Hoje percebo que o que conta não são influências. São escolhas.

Por essas e outras parei no banho a olhar para os azulejos e pensar nas pessoas na minha vida que sempre me dizem algo e pensar: epa, o que eu faço para o meu bem, em última análise, é a minha própria escolha. E se não quero que o outro submeta as suas escolhas na minhas, também não posso repetir o mesmo comportamento. Respondendo às perguntas anteriores, não cabe a mim determinar o que é certo ou o que é errado. Virar um cagarregra. 

E, obviamente, isso não é algo fácil.

E voltando aos 3000 paus do Iphone 5, é aquele momento que penso: Odilon, você tem uma casa para terminar. O resto, meu caro taurino, é só ferro velho.

Uma dica para o Bispo Macedo

R.R Soares criou uma estória e ela foi transformada em filme produzido nos EUA e com ótima bilheteria. E pelo trailer, tem todo um clima de Sessão da Tarde evangélico.

Então, Bispo Macedo, prestenção: o sr tem a Record e a IURD. Monte uma produção nacional. Há incentivos fiscais, claro que não 100% free como é no caso de ter uma igreja. Mas vale a pena.

Junte o povo do Balacobaco, Rei Davi, etc e tal e olha, com o show de exorcismos da IURD ter-se-ia tantos efeitos e momentos emocionantes que desbancariam quaisquer desses filmes baseados em Tolkien e afins.

E a cereja do bolo: as redes sociais seriam floodados por crentelhos ao invés de nerds chatos com filmes de super heróis, elfos, hobbits e duendes. Pense nisso!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Didiabólico


Aí a criatura fundamentalista escapa de um assalto ou algo do tipo e diz que Deus deu um livramento pra ela e coloca na conta do capeta a violência. 

Sinceramente, se o diabo existisse e ele fosse eu, mandaria essa criatura pro inferno. Literalmente. 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sobre a fumaça

Com o tempo se aprende a não correr atrás dos sinais de fumaça. Se ali há fogo, se ele é extinto. Existe em mim um lago repleto de coisas que ainda não descobri e que, no fim das contas, há de valer muito mais a pena. 

Ok, não escondo que a vi. Apenas me permito a vê-la, admitir a sua existência e simplesmente não ir atrás de onde ela se esconde.

Logo mais há um crepúsculo. Ainda que repetitivo, é mais belo que a fumaça. E lá estarei imerso em mim mesmo, sem me preocupar com fogo, fumaça ou palavras perdidas no vento.