sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições I

Hoje é véspera de eleições. Passou tanta coisa na minha cabeça que eu queria postar aqui, já que política é um dos meus temas favoritos. No entanto, quase nenhum post em setembro. Eu comento isso com a Fabi e ela me diz:

- Odilon, essa campanha foi tão sem graça que nem tinha assunto pra você colocar.

De fato: no nível nacional temos uma senhora no clima de "já ganhou" que, embora pareça um mamolengo do Lula, na verdade pode colocar as garras de fora. Se bem que sinto "Tancredo Neves feelings" e Michel Temer pode ser O Forrest Sarney da vez. Ok, Deus, não me castigue porque eu também não sei meu dia de amanhã.

Ai tem aquele senhor, o Zé, de uma chatice só. O PSDB que era para ser uma proposta de social democracia. Depois se aliou ao PFL (esse transgênico da ARENA) para chegar ao poder. Teve méritos como o plano real e tudo o mais e só. Hoje é uma caricatura, um partido classe-média-paulistana sem muita graça, tal como é seu candidato a presidente

Marina tinha tudo pra ser uma força interessante. A proposta pelo desenvolvimento sustentável é a bola da vez. Pensar na questão ambiental é você ligar não só a preservação da flora e da fauna, é pensar em saneamento básico, educação, saúde, condições decentes de moradia, em qualidade de vida. Estabilidade de renda (plano real) e diminuição da concentração de renda (Lula teve pequenos avanços neste sentido, mas teve) estão no pacote. No entanto, Osmarina ficou no reme reme amazônico sem dar muito detalhes de suas propostas e ficou outra caricatura da "mulher da selva amazônica e ecológica". E sua guinada para o lado evangélico da força é algo que me incomoda bastante.

Resta-me Plínio... apesar de que católico como eu defende o ensino religioso nos colégios e fez uma média para os fundamentalistas da CNBB nos debates promovidos por emissoras católicas. O catolicismo de Plínio me incomoda bastante também, nesse sentido.

E os partidos mais a esquerda (PSTU, PCO,PCB) estão ali para...sei lá, eles parecem iguais mais vivem brigando entre si. A propaganda do outrora Partidão chega me dar tristeza. É patética, dá vontade de cortar os pulsos. E seu candidato a presidência está sempre em reunião nos botequins do Rio. Adoro isso!

Que venha 3 de outubro...

Nenhum comentário: