sábado, 2 de outubro de 2010

Eleições II

Ai tem a questão estadual, como ia me esquecendo?

Pea primeira vez votarei para governador morando fora da capital. Em um estado pequeno como o Rio faz diferença? Faz!

Primeiro ponto é que em 75 o Geisel forçou a fusão dos estados como forma de manter a ARENA na maioria já que os fluminenses eram mais conservadores que os cariocas. Isso trouxe problemas, já que o interior ficou mais esquecido, em especial o Norte e Noroeste do estado.

Aliás, passados 35 anos da fusão é impossível pensar na sua dissolução, porque a união aconteceu, ainda que de forma estranha. E as regiões são peculiares:

O Sul do estado tem cidades importantes que possuem fábricas, siderúrgica e tudo o mais . Não conheço a região com profundidade, mas sei que cidades como Volta Redonda tem que lidar com a questão da violência juvenil que é séria lá.

A Baixada e a Grande Niterói se incorporaram ao Grande Rio. Uma capital inchada com todos os problemas conhecidos nacionalmente com cidades ao seu redor igualmente inchadas, detonadas, sem planejamento urbano e com bolsões de miséria.

O Norte e o Noroeste que poderiam ser boa opção na agricultura, por exemplo, são regiões abandonadas. Campos tem usinas fantasmas, depende dos roialities mal aplicados do petróleo e produziu na política um dos fenômenos mais abjetos do estado: Garotinho. Macaé, na mesma região, é apontada como tendo um IDH mais alto do estado (nunca confiei no IDH) e lidera no ranking de homicídios do estado. É outro monumento a má aplicação dos roialities, com favelas crescedo,m violência urbana e falta de investimento na qualificação local, sendo que a fatia melhor do bolo vem de pessoas vindas de outras cidades e países.

Não disponho de dados ou opiniões sobre e região serrana e o vale do Paraíba...para ver como ando "bem informado" sobre meu estado, vergonha.

E a minha querida Região dos Lagos é uma Sucupira com praias. Uma bela região que infelizmente virou cagadouro de cariocas - eu incluso - que detonam com a paisagem. Crescem favelas, violência com tráfico egresso das comunidades com UPPS (neste sentido inclui-se Macaé) e tudo o mais. Políticos do PMDB a rodo e vendidos ao governador. Em Araruama o prefeito tira onda porque asfaltou a área em frente ao palco do Parque de Exposições e celebra sua parceria com Sergio Cabral. Enquanto ainda há desabrigados das chuvas de abril que atingiram também as Baixadas Litorâneas (nome mais apropriado que Região dos Lagos nesses meus palpites). O ponto positivo é a despoluição da Laguna de Araruama, o que de fato, tem feito diferença na região, já que a mesma banha 6 municípios da região. Lá eu percebo todo um puxasaquismo ao governo estadual enquanto na capital uma figura que se dava pouca importância - especialmente depois de Brizola - é o governador, exceto nos casos de Segurança Pública.

Falando em segurança por que a imprensa cisma em falar "polícia carioca" quando o certo é "policia fluminense"? Depois reclamam da falta dos investimentos em educação.

Enfim, é neste clima de milicias, tráfico exportado, rios e lagos poluídos, falta de investimento em saúde preventiva para privilegiar UPAs que não funcionam, a pior educação do Brasil depois do Piauí e má aplicação dos roilties é que se darão as eleições no meu querido Estado do Rio de Janeiro.

Que venha 3 de outubro!


Nenhum comentário: